… The Oscar Goes To!

Primeiramente quero pedir desculpa pelo atraso do post, não deu para sair ontem por motivos técnicos mas hoje vamos a programação normal…

dirartexdirfot.jpg

Você sabe a diferença entre direção de arte e direção de fotografia? Não? Vem comigo que vou te explicar, e de quebra te contar quem foram os indicados e os ganhadores desta categoria!

A direção de arte e de fotografia é muito utilizada em produções audiovisuais mas não somente nas telonas. As equipes de direção de arte e de fotografia estão presentes na criação de: longa metragens, curta metragens, documentários, jogos digitais, videoclipes, animações, peças de teatro, comerciais, entre outros.

E o que cada uma dessas equipes fazem dentro da produção? Bom, a equipe de direção de arte é responsável pela orientação de toda parte “artística” que envolve a execução do projeto, ou seja, o diretor de arte vai direcionar toda a equipe de direção de arte, que inclui o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o aderecista, o modo de interação com a trilha sonora, entre outros.  Já a direção de fotografia também é composta por uma equipe além do diretor, porém pode variar mais do que a equipe de direção de arte, já que o papel principal da direção de fotografia (não é fotografar as cenas) é planejar, analisar a forma como o roteiro cinematográfico será transposto para ou vídeo, na forma de fotografia. O trabalho de um diretor de fotografia  inclui a seleção, aprovação e direção de utilização do equipamento, como a  câmera, o negativo em caso de filmes que são/eram gravados em película, as lentes e filtros utilizados à fim de transmitir tal ou qual sensação ao expectador, e claro, os equipamentos de iluminação e como serão utilizados em cada cena (mesmo em cenas externas pode ser utilizado equipamentos de iluminação para correção de sombras ou para passar sensações diferentes das que no momento).  Em alguns casos, tem também a responsabilidade de examinar e aprovar os locais onde serão feitas as filmagens, trabalhando em conjunto com o diretor de arte (como citado anteriormente),  do ponto de vista da fotografia.

Apesar da equipe de direção de arte e de fotografia serem equipes distintas (e pouco faladas fora dos halls de cinéfilos) elas precisam estar bem alinhadas em uma produção para que o roteiro saia do papel para as telas da maneira em que tanto o diretor geral, a direção de fotografia e de artes chegaram a um consenso para a apresentação final. E o trabalho dessas duas equipes não param por aí. Elas ainda conversam muito com as equipes de Produção, Som, Montagem e Finalização (falaremos mais sobre elas em outro post se quiserem), realizando uma execução audiovisual harmoniosa e bela, entregando assim ao grande público, algo além do esperado, aclamado e que possa ganhar prêmios e entrar para história.

Ah, e agora vamos aos indicador do Oscar 2016!

Direção de Arte:

Lisa Thompson

Mad Max: Estrada da Fúria

Vencedor

Colin Gibson

Mad Max: Estrada da Fúria

Vencedor

Hamish Purdy

O Regresso

Indicado

Eve Stewart

A Garota Dinamarquesa

Indicado

Jack Fisk

O Regresso

Indicado

Michael Standish

A Garota Dinamarquesa

Indicado

Celia Bobak

Perdido em Marte

Indicado

Rena DeAngelo

Ponte dos Espiões

Indicado

Adam Stockhausen

Ponte dos Espiões

Indicado

Bernhard Henrich

Ponte dos Espiões

Indicado

Direção de Fotografia:

Emmanuel Lubezki

O Regresso

Vencedor

Robert Richardson

Os Oito Odiados

Indicado

Edward Lachman

Carol

Indicado

Roger Deakins

Sicario

Indicado

John Seale

Mad Max: Estrada da Fúria

Indicado

E por hoje é isso. Gostou do post? Aprendeu algo novo? Tem alguma informação para complementar? Tem alguma dica de tema para o próximo post? Então deixe nos comentários aqui embaixo e divulgue para os seus amigos, que todo domingo tem post novo (por enquanto, em breve sai a tabela com os temas e dias da semana para poder acompanhar melhor o tema que mais gostar).

Vejo vocês por aí, tchau!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s