Como escrever se tornou meu lugar seguro?

Sabe quando somos crianças e criamos amigos imaginários ou ideias de lugares seguros aonde nos sentimos protegidos de algum perigo – real ou irreal – do cotidiano? Com o passar do tempo, conforme vamos crescendo acabamos perdendo essa habilidade de se desconectar de maneira saudável do stress diário e nos transportarmos para um lugar seguro e sereno, longe de qualquer mau sentimento.

Mas as vezes é necessário encontrar esse lugar mágico, que após uma certa porção de anos chamamos de Hobbie, dentro de nós. Seja através da leitura, pintura, dança, interpretação, canto, escrita ou qualquer outra expressão artística que una o querer, o libertar e o produzir. E no meu caso, esse lugar seguro acabou se tornando a escrita. 

Aprendi a escrever muito cedo, com cerca de 5 anos. Minha avó fazia questão de me ensinar a brincar com aquela antiga cartilha “Caminhos do saber”, pois mesmo sem saber ler ou escrever, sempre achou essencial o estudo na vida das pessoas. Conforme fui crescendo e rralmente aprendendo a ler, interpretar e criar novos textos, minhas brincadeiras passaram de apenas bonecas e pique-pega para contos e fantasias nas últimas folhas de meus cadernos – ou do bloco de notas do meu famigeraxo 486 – que me prendiam por horas a fio.
Seja descrevendo meu dia-a-dia ou inventando enredos fictícios, a escrita era minha parceira diária – até já pensei inúmeras vezes sem ser jornalista, mas isso fica pra outra hora – e durante alguns anos fui colaboradora de alguns sites e fiz parte de publicações da escola. 

Porém desde 2012 minha vida virou de cabeça pra baixo e eu meio que deixei de lado essa pratica, algo que me deixava cada vez mais angustiada, ansiosa e frustrada com praticamente qualquer coisa. Até eu voltar a escrever, e chegar a conclusão de que isso que me faltava. Esse contato com as palavras, essa liberação de angústias e pensamentos através de letras e sinais que nos fazem voar longe.

Hoje posso aqui com o blog voltar a me reconectar com esse lugar seguro e trazer conteúdo que, se de alguma forma trazer alguma alegria ou inspiração a alguém já cumpriu seu propósito. E além disso, pude fazer parte e conhecer dois lindos times que são o Universo Retro e o Bela Tatuada, que confiam em uma das minhas paixões de vida, e me provaram que todo sonho é possível, basta acreditar que ele pode sim acontecer.

Se você tem um lugar seguro, não abandone ele. Organize-o, limpe o chão e decore as paredes, porquê  mesmo bagunçado, um lugar seguro sempre será aquele lugar aonde você pode ficar quando não fazer mais nenhuma ideia de o que fazer ou pra onde ir.

2 comentários sobre “Como escrever se tornou meu lugar seguro?

Deixe um comentário

